quarta-feira, julho 27, 2011

Revendo Séries & Filmes – Saga “Harry Potter”


Bem, para começar esta rubrica, não consegui imaginar melhor assunto que a saga que terminou recentemente a sua passagem pelo cinema!

Toda a gente da minha geração, não gostará necessariamente, mas certamente que já ouviu falar no “Harry Potter”.

Esse mundo de ficção criado por Joanne Rolling, nasceu em Portugal, mas foi só quando regressou a casa após o divórcio que conseguiu que “Harry Potter e a Pedra Filosofal” fosse editado finalmente.

A colecção de livros conta com 7 títulos diferentes, sendo que a saga cinematográfica conta com 8 filmes, estando o último livro dividido em 2 filmes.

Em 2001, “Harry Potter e a Pedra Filosofal” chega aos ecrãs de cinema em todo o mundo, apresentando-nos os inexperientes Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint como Harry, Hermione e Ron. Chris Columbus trouxe-nos este filme que seguia muito dentro dos padrões apresentados no filme!

No ano seguinte, Chris volta a trazer ao público o segundo filme da saga “Harry Potter e a Camara dos Segredos”. Este foi o último filme no qual Richard Harris participou antes de falecer. Daí em diante, o papel de Prof. Albus Dumbledor foi atribuído ao actor Michael Gambon. Voltando a seguir o mesmo estilo do filme anterior, esta longa-metragem segue-se muito linearmente pelas indicações do livro.

Chris Columbus sai de realizador e passa a batata quente para Alfonso Cuarón, que apresenta no Verão de 2004 “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”. Na minha opinião este foi o pior filme da saga, sendo que muitos pormenores interessantes do livro foram excluídos, e foi excessivamente reforçada a componente cómica da película.

“Harry Potter e o Cálice de Fogo” surge em 2005, realizado por Mike Newell e apresenta Ralph Fiennes como Lord Voldemort, que se vem opor a Harry Potter e companhia. Este filme para mim é o que mais se nota a evolução positiva dos jovens Daniel, Emma e Rupert.

O Verão de 2007 traz-nos “Harry Potter e a Ordem da Fénix” pela mão de David Yates, que nos traz o resto da saga! Para mim, a chegada deste realizador à série, foi uma grande mais valia, pois acho que foi o que fez um melhor trabalho. Este foi o primeiro filme da saga que não foi dobrado em Português.

Só em 2009 é que chega às salas de cinema a película “Harry Potter e o Príncipe Misterioso” para grande sofrimento dos fãs! Coincidiu precisamente com a altura do lançamento do último livro da série, e os mais fanáticos já estavam capazes de trepar paredes para ver o final da saga no grande ecrã!

Para quem estava morto por ver o último filme da saga, deve ter estado perto de ter um ataque de coração quando em 2010 o estúdio da Heyday Films anunciou que o último livro seria dividido em 2 partes! Foi então lançado em Novembro desse mesmo ano a fita de “Harry Potter e os Talismãs da Morte - Parte 1”.

A saga atinge o seu fim já no Verão de 2011, com “Harry Potter e os Talismãs da Morte – Parte 2”, sendo este filme o culminar de toda a história! Joanne já disse que a história de Harry Potter estava toda contada, mas não descartou a hipótese de voltar a escrever sobre o mundo de Hogwarts.

Até que isso não aconteça, só temos que nos contentar com estas magníficas reliquias cinematográficas, que compõe a maior saga de todos os tempos.

(fonte: IMDb)

Até ao próximo,

Їmρπεssασ ξm βπαηςσ

1 comentário:

  1. Falta-me um filme da saga, mas vi ja a bastante tempo os filmes.. Acho que, no geral, é uma saga excelente..

    Beijos <3

    ResponderEliminar