quinta-feira, julho 22, 2010

Análise - Shrek Para Sempre


Sim sim, eu tenho plena consciência que o Shrek não faz parte do catálogo da Disney, mas fui ontem à noite ver este filme, logo achei por bem colocar aqui a ninha opinião sobre o mesmo!

Shrek 4 apresenta-nos as mesmas personagens de sempre com algumas novidades como é óbvio! Personagens como "Rumpelstiltskin" e o "Flautista Mágico", dão um novo enredo à história, já para não falar no acrescento de uma autentica "manada" de ogres!

Shrek Para Sempre, envolve-nos em mais uma história com moral, desta vez para que possamos dar o devido valor às vidas que temos!

S
hrek e Fiona, assim como o Burro e a Dragão, tiveram filhos no final do último filme, e este limita-se a dar continuidade! Descobre-se que momentos antes de Fiona ser salva por Shrek no 1º filme, os pais da princesa estavam dispostos a fazer um acordo com o "Rumpelstiltskin" para que este so livrasse de todos os problemas, em troca do seu reino de "Bué Bué Longe".

Como esse contrato não aconteceu, o novo vilão ficou irritado e à procura de uma oportunidade de vingança!

Entretanto Shrek ia-se fartando da rotina que era a sua vida pois queria ser um ogre temível novamente! Eventualmente acaba por explodir e afastar-se e encontrar-se com Rumpelstiltskin que lhe propõe um contrato! Ele oferecia a Shrek um dia como ogre e em troca ele ficava com um dia da vida de Shrek! O vilão escolheu ficar com o dia em que Shrek nascera, o que levou a que este nunca conhecesse o Burro nem o gato, nem salvasse Fiona! Como tal, Rumpelstiltskin passou a governar "Bué Bué Longe".

Shrek tinha até ao final desse dia para conseguir arranjar forma de anular o contrato, pois no final desse dia, quando a magia acabasse, Shrek como nunca teria nascido, desapareceria para sempre!

Bem, o filme encontra-se estruturado de uma forma engraçada, mas deixa um pouco a desejar na parte final da história! Shrek acaba por dar valor à vida que leva, mas ficam imensas perguntas no ar! Os criadores também decidiram tornar as orelhas de Shrek (e de todos os ogres) em Vuvuzelas autenticas, inspirados pelo mundial de futebol!

As participações de José Jorge Duarte(Shrek), Cláudia Cadima(Fiona), Rui Paulo(Burro) e André Maia(Rumpelstiltskin) estão excelentes como sempre! O filme termina com a mesma música que o 1º filme, o que confesso que me desiludiu um pouco!

Bem, terei que terminar esta avaliação dando uma nota 4 ao filme, pois como referi, o final fica muito em aberto em certos pormenores que podiam ter sido esclarecidos!

Para saberem mais, levantem os cús da cadeira e vão ver "Shrek Para Sempre" nos cinemas!

Їmρπεssασ ξm βπαηςσ

1 comentário:

  1. A saga do Shrek não é dos filmes que mais me agradam.. Têm partes bastante divertidas mas outras que não são tão boas.. Mas não deixam de ser filmes que até se vê bem.. (eu só vi o 1 e o 2, este último sem prestar muita atenção, por isso não sou muito especialista na história e até posso mudar a minha opinião caso veja os outros)..

    Beijos :) <3

    ResponderEliminar