Se pensam que o ensino anda mal à pouco tempo, então podem desenganar-se! Ainda no tempo do Estado Novo, as coisas não andavam bem (sob nenhum aspecto social) e fazendo uma retrospectiva à época, os estudantes universitários eram aqueles que mais capacidades tinham para protestar (embora proibido na altura).
Esta crise durou vários meses e ficou marcada por greves às aulas, detenções a estudantes, cargas policiais e manifestações nas ruas e faculdades! Estas situações fizeram um grande abalo na estrutura do Estado Novo.
Em 1962, a Cidade Universitária foi invadida pela polícia de choque e a cantina que tinha sido ocupada em protesto pelos alunos foi encerrada, estudantes foram espancados e presos. |
Em 1962, o clima de tensão que existia entre os académicos e o estado português ia aumentando a cada dia. Embora tivessem sido proibidos de tal, as associações académicas assinalaram o dia 24 de Março como o Dia do Estudante. Esta iniciativa foi, obviamente, mal recebida pelo governo que a impediu à lei da força.
Plenário no Estádio Universitário em Março de 1964 |
As contestações duraram até Junho e fizeram-se sentir em Coimbra, Porto e Lisboa sempre com imensas greves as aulas, manifestações de rua e comícios! Escusado será dizer que todas as iniciativas públicas de contestação eram reprimidas brutalmente.
Carga policial sobre estudante |
Polícia de choque à entrada do Campo de Santana |
Eventualmente, o Regime acabou por tomar conta da situação, mas esta longa série de manifestações deixaram a sua marca! Muitos estudantes despertaram para o mundo político, que mais tarde se vieram a provar serem um enorme suporte para os movimentos resistentes ao Estado Novo.
Na varanda Marcelo Caetano, na altura reitor da Universidade de Lisboa, tentou pacificar a situação, mas acabou por apresentar a demissão |
Deixo-vos aqui um pequeno vídeo com imagens da época e que fala um pouco sobre este tema:
Espero que estejam um pouquinho mais cultos!
Eu volto mais logo com a rubrica semanal.
Fonte: http://www.tsf.pt/multimedia/galeria/Default.aspx?content_id=2375253
Investigação: Ana Sofia Calaça
Fotografias: crise62.net/fotografias
Até à próxima,
Їmρπεssασ ξm βπαηςσ
Muito interessante =)
ResponderEliminarbeijinhos <3