sábado, abril 14, 2012

Especial Páscoa – Factos Pascais II


Aqui está a publicação atrasada!

Já tratamos da fascinante aventura que é desvendar a data da Páscoa para cada ano! De certo que com isso já realizei um dos objectivos de vida de muita gente!

Gostaria agora de tratar um tema que também me parece ser pertinente e que está relacionado com os símbolos da Páscoa!

Se toda a gente consegue até compreender minimamente a história dos Ovos da Páscoa (aquela coisa bonita de que o ovo ser um símbolo do nascimento) embora o Nascimento e a Ressurreição sejam coisas diferentes! Mas agora, de onde é que vem o Coelho da Páscoa? Dizem que ele é que põe os ovos! Quem é pequeno, vai na cantiga. Quem já é graúdo questiona-se, entre outras coisas, porque raio o coelho é associado à Páscoa se nem sequer se trata de um prato típico da época?

Pois bem, em tempos mais remotos no Egipto, os coelhos tinham o simbolismo do nascimento e da vida nova! Porquê que isso acontecia? Porque para além de ser um símbolo associado à Lua (a forma ancestral de se calcular a data da Páscoa), toda a gente sabe que os coelhos são uns animais muito dados à reprodução, ou seja, a gerar vida!

Muito sinceramente, é nestas alturas que fico extremamente triste por a mitologia pagã não ser uma realidade! Porque, pensando bem, melhor que ovos e coelhos para simbolizarem a Páscoa, seria muito mais espectacular oferecermos uma Fénix de chocolate aos nossos amigos e familiares! Digam lá se a Fénix não encaixa bem melhor no simbolismo da Páscoa do que os coelhos e os ovinhos!



Até à próxima,
Їmρπεssασ ξm βπαηςσ

1 comentário:

  1. Oferecer uma fénix de chocolate seria épico *.* não sei é se seria capaz de a comer, elas são tão belas que até em chocolate seria um castigo.. E realmente encaixavam muito melhor..

    Beijos <3

    ResponderEliminar