sexta-feira, julho 16, 2010

Mini conto - Crónicas de uma Caneta (Parte 2)

E pronto, como prometido aqui coloco a 2ª parte do meu mini-conto "Crónicas de uma Caneta".
Incrivelmente demorei 2 horas a escrever este conto, mas acho que até ficou engraçadito...
Mas isso acho que vos cabe a vocês opinar, não é mesmo? xD
Bem então aqui vai mais uma impressão, e amanhã trarei a 3ª e última parte deste mini-conto, por isso é só esperar mais um pouco... :D


Crónicas de Uma Caneta
Parte 2 de 3

Os anos iam passando e eu continuava a ajudar o menino a Língua Portuguesa e a Estudo do Meio… Na Matemática a professora era má, não deixava que ele me usasse… Mas eu não me importava, pois estava sempre encostada ao papel e a ver aquele maravilhoso sorriso de cada vez que eu era posta em uso… E como era bom poder passar pelo papel e deixar a minha marca… Mas mais que isso, eu adorava estar naquelas mãos pequenas e suaves daquela criança e contemplar seu sorriso… Era inspirador! E não era só bom para mim, também para ele! E não só para escrever: quantas e quantas vezes ele pegava em mim e punha uma régua presa na minha presilha e transformava-me num avião, um avião que pairava no ar a grande altitude mas que se despenhava cada vez que a professora, provavelmente irritada com as minhas acrobacias aéreas lhe gritava “Que estás tu a fazer?”. Lá estavam os adultos a serem uns monstros e a obrigarem o pobre menino a ouvir sobre a História de Portugal. Que interessava se o Afonsinho Henriques tinha batido na mãe para ir de férias para o Algarve? O que aquele menino queria era embarcar na aventura de me pilotar e imaginar que voava em mim até ao outro lado do mundo, ou desafiar o colega do lado para uma partida do jogo do galo.

A prova de que os adultos são maus é que vão complicando as coisas para as crianças. De ano para ano, a matéria ia ficando cada vez mais difícil, uma professora transformava-se em várias, uma cópia passava a ditado e um ditado passava a texto livre… As fichas que antes eram para colorir passavam a ser folhas com perguntas chatas que ele tinha de responder com a minha ajuda. E agora, em vez de fazer de mim avião ou jogar o jogo do galo, fazia simplesmente sarrabiscos no canto da folha, enquanto fitava a professora com cara ensonada e praguejava “Mas ca ganda seca men!”. Mas mesmo assim, continuava a passar pelo papel e a estar nas suas mãos, mas havia algo diferente… O menino já não sorria… Mas porquê? Eu estava ali, nas suas mãos, ainda de carga completa! Porquê que o menino já não sorria enquanto escrevia? Talvez fosse só impressão minha! Ele devia estar felicíssimo comigo, tinha a certeza. Até já passávamos mais tempo juntos… Mas nunca a brincar… Estava sempre comigo encostada ao papel… “Vamos brincar! Faz de mim um avião” – dizia eu. Mas nada! Só me usava para escrever… “T.P.C.” – escrevia ele… E mais, sempre mais, nunca parava: “Trabalho de História” – escrevia e só terminava depois de explicar numas 30 páginas que D. Afonso Henriques havia conquistado a independência do até então Condado Portucalense em guerra com a sua mãe e que depois expandiu o Reino de Portugal desde o Minho até ao Algarve! Eu não entendia porquê que ele me usava para escrever aquelas coisas, mas estava feliz porque ainda era a sua inseparável companheira.

Num daqueles dias, o pai entrou pela porta com uma grande caixa. O menino ficou imensamente alegre: era um computador! A partir desse dia, usou-o para quase tudo: para fazer trabalhos (não mais me usava nem à enciclopédia), para jogar (teve um súbito desinteresse pelo jogo do galo), para falar (não mais me usou para escrever uma carta ou bilhetinho)… Eu havia sido deixada para segundo plano… Mas como era possível? Porquê que o menino me passou a usar o mínimo possível?


Їmρπεssασ ξm βπαηςσ

1 comentário:

  1. Quero mais =(
    Fazer esperar até amanhã é tortura..

    Beijos :) Amo-te!

    ResponderEliminar